11 de abr. de 2012

Aprenda a escolher a cor de tinta certa para cada parede da sua casa


Vai se casar, mudar para uma casa nova, ou quer fazer uma reforma porque não aguenta mais ver sua casa do mesmo jeito todo os dias? Você não precisa gastar rios de dinheiro pra isso! Apenas algumas latas de tinta e muita criatividade vão deixar seu lar do jeitinho que você sempre quis! Confira as dicas!


Tá, mudar a cor da casa é uma coisa linda, mas como escolher o tom certo? O primeiro passo é pensar nas cores que você gosta e analisar se elas trazem equilíbrio para o ambiente. Se você é romântica, pode combinar cores claras, como rosa bebê e verde erva doce, e se sua personalidade é forte, pode usar cores como azul escuro e vermelho. 

Confira essas dicas de como utilizar as cores das paredes para valorizar o ambiente:

- Sensação de mais espaço: use cores claras, como branco, amarelo, palha e outros tons suaves. Além de deixarem os ambientes maiores, elas nunca saem de moda e combinam com qualquer decoração.

- Diminuir o ambiente: Se o cômodo for retangular e comprido, pinte as paredes menores de cores escuras. Assim, vai parecer que o espaço entre uma ponta e outra é menor.
  
- Alongar o cômodo: Se o ambiente for quadrado, você pode fazê-lo parecer maior usando uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para outra.

- Teto muito alto: Se sua casa é alta, pinte o teto com uma cor mais escura, assim, vai ficar mais aconchegante.


 Escolhendo as cores para cada cômodo da casa:

- Quartos: Por serem lugares de relaxamento e descanso, devem ter cores claras, suaves e tons pastel. Para deixar o ambiente bem bonito, aposte em objetos de decoração coloridos.

- Sala de estar: Já que é nela que você vai receber suas visitas, aposte em cores alegres e vibrantes, mas nunca combine várias cores fortes, pois pode deixar o ambiente pesado. Aposte em uma parede escura, e as outras claras, ou em vários tons de uma mesma cor (uma parede verde escura, uma verde menos forte, uma verde clara...). 

- Cozinha: Quem não gosta de uma cozinha limpa e arejada, né? Para dar essa sensação, aposte em cores claras contrastando com tons estimulantes, como vermelho, laranja e amarelo.

- Banheiro: Fique longe das cores escuras e prefira tons bem clarinhos, dando a sensação de higiene e limpeza.

- Escritório: O lugar onde você vai estudar ou trabalhar deve ter cores claras e serem bem iluminados, para te deixar sempre tranquila.

Se você tiver mais alguma dúvida, pode usar simuladores de cores, como o http://www.suvinil.com.br/SimuladorV2/, o http://www.coral.com.br/simulador/?WT.mc_id=0050200, e o http://simulador.eucatex.mediagroup.com.br/, onde você testa o tom de cada cômodo antes de adquirir as tintas. =D

Gostou? Que tal comprar algumas tintas essa semana e renovar a sua casa? Beijinhos. @vskaren

2 comentários:

  1. todas as dicas muito válidas! mas acho que vale bater uma latinha com a cor escolhida, para fazer o teste na parede de fato. uma latinha dessas geralmente rende um quadrado de 1m x 1m, e você tem a noção real da cor. pq o catalogo, a tela do monitor ou mesmo a iluminação do ambiente distorcem a cor da tinta.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Annah! Obrigada pela dica. ;D

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário.
Volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...